Inverno começa no hemisfério sul nesta quinta-feira

 

O inverno no Hemisfério Sul começa oficialmente nesta quinta-feira (20), às 17h50, horário de Brasília, com o solstício de inverno, fenômeno que marca a transição do outono para a estação mais fria do ano. Durante o solstício, a Terra atinge seu ponto mais distante do Sol, fazendo com que, aparentemente, o astro “pare” em sua trajetória.

 

O solstício ocorre duas vezes ao ano, em junho e dezembro, devido à inclinação do eixo terrestre. Em junho, o Hemisfério Sul recebe menos luz solar, resultando na noite mais longa do ano. Conforme a Terra e o Sol se reposicionam, as noites se tornam mais curtas até atingir o equinócio, quando dia e noite têm a mesma duração. O equinócio também ocorre duas vezes ao ano, em março e setembro, marcando o início da primavera e do outono.

 

As mudanças climáticas e vegetativas observadas durante o ano dependem da quantidade de luz solar que cada região recebe. Regiões próximas ao Equador, como o Norte e o Nordeste do Brasil, sofrem menos variações, enquanto os polos experimentam mudanças mais extremas.

 

A duração do ciclo completo até o próximo solstício de inverno é de 365 dias, 48 minutos e 46 segundos. Esse desvio é corrigido pelo calendário a cada quatro anos com o ano bissexto, adicionando um dia extra em fevereiro.

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*