Fiéis celebram os Mártires de Cunhaú e Uruaçu

 

O dia de celebração dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, foi de muita fé. Missas, caminhadas, caravanas marcam o último dia de celebração aos padroeiros do Rio Grande do Norte. O dia 03 de outubro é feriado em todo o estado.

 

Um grupo de fiéis saiu de Macaíba a pé. Após uma longa caminhada de cerca de 3 horas, eles chegaram ao santuário. “Não cansa. É muito bom. É uma bênção. Que Deus abençoe a todos nós. Próximo ano estarei aqui de novo. Se Deus quiser”, contou Francinete Avelino.

 

Outra fiel participa todos os anos da caminhada em direção ao santuário. “Eu vim agradecer à cura do meu filho do câncer. Esse ano eu vim agradecer à vitória do meu pai, que teve uma parada e colocou um marca-passo. Foram muitas orações aos Santos Mártires. É muita fé que a gente tem que ter”, disse Clevone Ozônio Mendes.

 

“É um momento muito importante na minha vida. É uma promessa que fiz. Eu me sinto bem fazendo minha caminhada”, completou José Alberi.

 

Uma família inteira saiu de Ceará-Mirim às 05h30 e chegou ao Santuário dos Santos Mártires por volta das 07 horas. O grupo vai todos os anos. “Eu peço que, enquanto Deus me der saúde e vigor, eu vou vir. Com a graça de Deus”, falou Luiz Brito das Flores.

 

Em 1645, os holandenses vieram para o Brasil em busca de cana-de-açúcar. Eles queriam também importa a fé calvinista. No entanto, os mártires eram católicos e não aceitaram. A resistência resultou em mortes.

 

Em 16 de julho daquele ano, o primeiro massacre aconteceu na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no engenho de Cunhaú, município de Canguaretama. O segundo ocorreu em 03 de outubro, na comunidade de Uruaçu, município de São Gonçalo do Amarante.

 

 

Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*