Dia: 14 de outubro de 2024

Novas regras no Pix: Veja quais são as principais mudanças

 

O Banco Central (BC) anunciou que está implementando uma série de mudanças nas regras do Pix a partir de primeiro de novembro que tem o objetivo de fortalecer a segurança do sistema e proteger os usuários contra fraudes.

 

Entre as principais alterações estão os limites de transferência para dispositivos não cadastrados, que agora terão um teto de R$ 200,00 por operação e R$ 1.000,00 como limite diário.

 

Essas novas restrições só são válidas para os dispositivos não registrados previamente no banco, como celulares e computadores novos.  Dispositivos já em uso com o Pix não serão afetados por essa exigência.

 

De acordo com o Banco Central, as mudanças colaboram para diminuir o risco de fraudes, como o roubo de dados de login e senha, e foram desenvolvidas em colaboração com especialistas do setor financeiro.

 

A atualização no regulamento do Pix também acontece para as instituições financeiras, que vão precisar desenvolver gerenciamentos de risco de fraude que contemplem as normas de segurança no BC. As soluções têm que ser capazes de identificar transações Pix atípicas ou não compatíveis com o perfil do cliente.  Os bancos também serão obrigados a monitorar seus clientes a cada seis meses, verificando se há registros de envolvimento em fraudes.

 

Outra funcionalidade é o Pix automático, essa mudança deve chegar em 2025. Pode ser utilizada para pagamentos de boletos, semelhante ao débito automático.

 

Compartilhe aqui:

Confira o gabarito oficial das questões objetivas do concurso do BNDES

 

O gabarito oficial das questões objetivas do concurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi disponibilizado nesta segunda-feira, 14, no site da Cesgranrio. A aplicação das provas objetivas e discursivas aplicadas em todas as capitais brasileiras foi concluída neste domingo, 13 de outubro.

 

O concurso é para o cargo de analista, nível superior, nas seguintes ênfases: Administração, Análise de Sistemas – Desenvolvimento, Análise de Sistemas – Suporte, Análise de Sistemas – Cibersegurança, Arquitetura-Urbanismo, Arquivologia Digital, Ciências Contábeis, Ciência de Dados, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia Organizacional.

 

Depois de 12 anos sem seleção pública, 42.912 candidatos, do total de 90.871 inscritos, fizeram as duas provas. O número revela uma abstenção de 52,78%, semelhante à registrada no Concurso Nacional Unificado e abaixo da seleção do Banco Central, que ficou em 62.20%.

 

São oferecidas 150 vagas imediatas e outras 750 para formação de cadastro de reserva. Pela primeira vez na história, o Banco reservou uma cota de 30% para pessoas negras. Além disso, a reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD) é de 15%.

 

Próximas etapas – A nota preliminar da prova discursiva será divulgada no dia 27 de novembro e a nota final, após recursos, no dia 13 de dezembro. No dia 30 de janeiro de 2025, sairá a lista final de aprovados e os classificados para o cadastro de reserva.

 

Confira o gabarito aqui .

 

Compartilhe aqui: