Dia: 5 de outubro de 2024

Dia do Agente Comunitário de Saúde é celebrado pela categoria em Jucurutu

 

Blog Edilson Silva – Os Agentes Comunitários de Saúde do município de Jucurutu, comemoraram na tarde desta sexta-feira (4), o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS).

 

Na ocasião, foi realizado pela categoria um dia de lazer direcionado aos ACSC no balneário Portal do Vale.

 

Música ao vivo, churrasco, bebidas, almoço e muito banho de piscina fizeram parte da programação.

 

A animação e descontração no evento titulado ”Tardezinha dos ACS” ficaram por conta de Marcelo Freitas, Jobson Moral, Thiago Faria – Nós 3 no boteco.

 

Quem é o ACS e o que ele faz?

 

O Agente Comunitário de Saúde é fundamental para a área da saúde e para a região onde atua. É ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade, que se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce.

 

Sua ação favorece a transformação de situações-problema que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes etc.

 

Seu trabalho tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e da comunidade. Para que isso aconteça, eles estão sempre “vigilantes” a tudo que acontece ao redor.

 

Confira nas imagens:

 

 

 

Compartilhe aqui:

Cidade do RN registra umidade semelhante à verificada em desertos como o Saara

 

Os moradores da cidade Ceará-Mirim, na Grande Natal, viveram uma condição semelhante à verificada no deserto do Saara. Isso porque, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município potiguar registrou umidade do ar de 17,7% na última quinta-feira (3). No deserto do norte da África, por exemplo, esse percentual varia de 14% a 20%.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal de umidade é entre 50% e 60%. A baixa umidade do ar provoca desconforto quase imediato, com pele, olhos, nariz e gargantas secos, indisposição, além de risco de incêndios.

 

Os dados de umidade são monitorados pelas estações do Inmet, que estão em todas as regiões do país, mas não cobrem todos os municípios do Brasil.

 

No Rio Grande do Norte, o Inmet tem 12 estações de monitoramento de umidade. Veja o resultado apontado em cada uma delas na última quinta-feira:

 

Ceará-Mirim 17.7%
Ipanguaçu 21.7%
Santa Cruz 22.6%
Apodi 23.2%
Mossoró 23.2%
Macau 23.6%
Natal – Aeroporto 24.0%
Seridó (Caicó) 24.3%
Caicó 24.5%
Natal 25.1%
Natal 25.3%
Calcanhar 25.5%

 

Dicas para enfrentar o tempo seco

 

  • Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa.
  • Se puder, tenha um umidificador de ar em casa. Você também pode colocar uma bacia com água no ambiente ou uma toalha umedecida para minimizar os efeitos do ar seco, do ar poluído.
  • Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico – pelo menos duas vezes ao dia.
  • Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial.
  • Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam.
  • Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira.
  • Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h.
  • Proteja-se ao máximo do sol e evite o ressecamento das mucosas e pele.

 

Compartilhe aqui: