Dia: 3 de outubro de 2024

Réplica da imagem e Relíquias de Santa Luzia de Mossoró visitam Jucurutu

 

Blog Edilson Silva – A imagem e as relíquias de Santa Luzia, que estão em peregrinação pela Diocese de Mossoró, visitaram a Paróquia de São Sebastião e São Miguel no município de Jucurutu/RN,  na tarde desta quinta-feira (03).

 

Integrantes da equipe de Peregrinação, agradeceram a acolhida e convidou a todos para participarem da Festa de Santa Luzia 2024, que ocorrerá em dezembro em Mossoró.

 

Luzia, que nasceu em Siracusa, na Itália, no fim do século II e foi martirizada por testemunhar até o fim sua fidelidade ao Senhor.

 

O dia de sua festa litúrgica no dia 13 de dezembro, tem grande devoção entre a fé do povo nordestino por ser portadora da Luz  e protetora dos olhos. Entre os grandes centros de devoção a mártir, está a Diocese de Mossoró no Rio Grande do Norte que é dedicada a Santa Luzia e em preparação a Festa da sua padroeira, sua imagem percorre em peregrinação vários lugares.

 

 

Compartilhe aqui:

Fiéis celebram os Mártires de Cunhaú e Uruaçu

 

O dia de celebração dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, foi de muita fé. Missas, caminhadas, caravanas marcam o último dia de celebração aos padroeiros do Rio Grande do Norte. O dia 03 de outubro é feriado em todo o estado.

 

Um grupo de fiéis saiu de Macaíba a pé. Após uma longa caminhada de cerca de 3 horas, eles chegaram ao santuário. “Não cansa. É muito bom. É uma bênção. Que Deus abençoe a todos nós. Próximo ano estarei aqui de novo. Se Deus quiser”, contou Francinete Avelino.

 

Outra fiel participa todos os anos da caminhada em direção ao santuário. “Eu vim agradecer à cura do meu filho do câncer. Esse ano eu vim agradecer à vitória do meu pai, que teve uma parada e colocou um marca-passo. Foram muitas orações aos Santos Mártires. É muita fé que a gente tem que ter”, disse Clevone Ozônio Mendes.

 

“É um momento muito importante na minha vida. É uma promessa que fiz. Eu me sinto bem fazendo minha caminhada”, completou José Alberi.

 

Uma família inteira saiu de Ceará-Mirim às 05h30 e chegou ao Santuário dos Santos Mártires por volta das 07 horas. O grupo vai todos os anos. “Eu peço que, enquanto Deus me der saúde e vigor, eu vou vir. Com a graça de Deus”, falou Luiz Brito das Flores.

 

Em 1645, os holandenses vieram para o Brasil em busca de cana-de-açúcar. Eles queriam também importa a fé calvinista. No entanto, os mártires eram católicos e não aceitaram. A resistência resultou em mortes.

 

Em 16 de julho daquele ano, o primeiro massacre aconteceu na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no engenho de Cunhaú, município de Canguaretama. O segundo ocorreu em 03 de outubro, na comunidade de Uruaçu, município de São Gonçalo do Amarante.

 

 

Compartilhe aqui:

Enem 2024: Cartilha da redação está disponível

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 se aproxima e, com ele, a expectativa de milhares de participantes em busca de uma vaga na universidade. A redação, um dos principais desafios da prova, exige atenção e conhecimento. Para esclarecer as dúvidas quanto às competências cobradas para um bom texto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quarta-feira, 2 de outubro, o documento “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante”.

 

O material está disponível no portal do Instituto e traz informações sobre a Matriz de Referência da prova, além de apresentar amostras comentadas de redações que receberam pontuação máxima (1000 pontos) no Enem 2023.

 

  • A redação será aplicada no primeiro dia do exame, 3 de novembro.

 

Redação – Os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.

 

Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

 

Entre os critérios que conferem nota zero, estão fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

 

Competências – Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às competências que serão exigidas no texto. Será avaliado o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e a proposta de intervenção para o problema abordado.

 

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

 

Confira “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante”
Saiba mais sobre o Enem

 

Compartilhe aqui:

Morre Cid Moreira, lenda do jornalismo brasileiro, aos 97 anos

 

jornalista Cid Moreira morreu na manhã desta quinta-feira (3), aos 97 anos. A informação foi confirmada com exclusividade pela apresentadora Patrícia Poeta, ao vivo, no programa “Encontro”.

 

Conhecido como o primeiro apresentador do “Jornal Nacional”, principal telejornal da TV brasileira, Cid estava internado no Hospital Santa Teresa, na Região Serrana do Rio de Janeiro, em tratamento contra pneumonia.

 

“Agora há pouco nós perdemos um colega muito querido, um dos maiores nomes do nosso telejornalismo brasileiro, dono de uma voz inconfundível. Nosso querido Cid Moreira acabou de nos deixar aos 97 anos […] Eu acabei de receber essa notícia da Fátima, mulher do Cid, que ainda está no hospital onde ele estava internado há algumas semanas”, explicou a apresentadora ao vivo.

 

Carreira de Cid Moreira

 

O jornalista Cid Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba e completou 97 anos na última sexta-feira (27). Ele foi o primeiro apresentador do “Jornal Nacional” e, segundo o Memórias Globo, esteve à frente do produto cerca de 8 mil vezes.

 

O jornalista iniciou a carreira no rádio, fazendo locução na Rádio Difusora de Taubaté, em 1944. Cinco anos depois, Cid se mudou para São Paulo e trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

 

Em 1951 o profissional foi para o Rio de Janeiro e teve as primeiras experiências na televisão. A estreia no “JN” aconteceu em 1969, onde permaneceu até 1996.

 

Cid também ficou conhecido pelas narrações da bíblia cristã, que foram vendidas em CDs e alcançaram 33 milhões de cópias vendidas em todo o Brasil.

 

Compartilhe aqui: