Dia: 12 de setembro de 2024

Paróquia de Jucurutu divulga programação oficial dos festejos de São Miguel, seu padroeiro

 

Blog Edilson Silva – A paróquia divulgou a programação oficial da Festa de São Miguel Arcanjo 2022. Com início no dia 19 de setembro, a cerimônia de abertura se dará logo após o tradicional hasteamento das bandeiras.

 

Tema central: COM SÃO MIGUEL ARCANJO, PEREGRINOS NA ESPERANÇA E PERSEVERANTES NA ORAÇÃO!

 

Lema: Minha casa será chamada casa de oração (Mt 21,13).

 

A programação diária, começa logo cedo, confira:

 

05h – ACORDA JUCURUTU – Alvorada pelas ruas da nossa cidade anunciando o início da festa.

 

18h – 3ª BICITOMOTOMIGUEL – Saindo do pórtico da entrada de Jucurutu, percorrendo algumas ruas da nossa cidade com a imagem de São Miguel Arcanjo, que deu origem a devoção do nosso povo.

 

18h30min. – Encontro com todas as imagens peregrinas em frente a Rede Mais supermercados, onde de lá daremos início a caminhada com o estandarte de São Miguel em direção a Igreja Matriz, e em seguida o hasteamento e a celebração da Santa Missa, com abertura oficial da festa.

 

Noitários: todos os motociclistas, mototaxistas, ciclistas e todos os missionários que fizeram as peregrinações na zona urbana e rural e devotos (as) de São Miguel.

 

O Terço Mariano será recitado sempre a partir das 18h seguido do novenário às 19h na Matriz.

 

PROGRAMAÇÃO SOCIAL NO PAVILHÃO SHOWMIGUEL:

 

19/09 – Jantar de São Miguel no patamar da matriz com música ao vivo – Senhas ao valor de 15,00 R$.

 

20/09 – Festa Baile do Reencontro no Rancho São Mateus com The Classicos, Paulinho e Parcélio de Parelhas e Alex Pereira.

 

21/09 – Feirinha Cultural e Gastronômica de Jucurutu.

 

23/09 – Apresentação da Banda Marcial de Jucurutu.

 

24/09 – Noite dos Poetas.

 

25/09 – A Mais Bela Voz – Kid´s.

 

26/09 – A Mais Bela Voz Jucurutuense.

 

28/09 – Tradicional Leilão de São Miguel Arcanjo.

 

Em cada dia de Novenário, teremos um subtema para reflexão além dos noiteiros e homenageados.

 

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate! 

 

 

 

Compartilhe aqui:

Ministério das Comunicações moderniza regras para renovação de outorga de radiodifusão comunitária

 

O Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11/9) uma portaria para modernizar as regras para os processos de renovação e pós-outorga do serviço de Radiodifusão Comunitária.

 

As mudanças têm o objetivo de fortalecer essas emissoras no Brasil, que desempenham um papel fundamental na promoção da cultura local, na disseminação de informações relevantes e no estímulo ao diálogo entre os diversos segmentos da comunidade.

 

“As rádios comunitárias são fonte vital de informação para locais onde o acesso à internet e outros meios de comunicação podem ser limitados. Elas levam notícias locais e serviços públicos para a população”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

 

Conforme a nova portaria, a entidade será notificada para corrigir falhas nos processos, sem prejuízo das sanções legais. A regulamentação anterior estabelecia que as entidades tinham apenas uma oportunidade de correção durante os processos de pós-outorga.

 

Essa limitação frequentemente resultava em pedidos indeferidos devido à complexidade dos procedimentos e à necessidade de múltiplas correções. Com as novas alterações, as entidades poderão corrigir irregularidades sem estarem restritas a um número limitado de exigências.

 

A alteração busca reduzir o retrabalho administrativo e garantir que as entidades de radiodifusão comunitária possam ajustar suas documentações de forma mais efetiva. O objetivo é não apenas aumentar a eficiência do processo, mas também apoiar a continuidade do serviço prestado por essas rádios, que desempenham um papel fundamental na democratização da comunicação em comunidades locais.

 

As novas regras entram em vigor na data de publicação da portaria e são aplicáveis a todos os processos de pós-outorga e de renovação de outorga em andamento, desde que não tenham decisão administrativa definitiva.

 

Rádios comunitárias

 

É uma estação de rádio de baixa potência operada por fundações e associações comunitárias sem fins lucrativos. Tem como finalidade proporcionar informação e integração social à localidade em que estão inseridas, estimulando a difusão de ideias, cultura e tradições. Assim, fortalecem o convívio social e proporcionam o desenvolvimento geral da comunidade.

 

Até o fim de 2023, foram concedidas mais de 5 mil outorgas de rádios comunitárias. O Nordeste é a região com mais municípios que já possuem ao menos uma emissora.

 

Para que seja autorizada, a entidade interessada na prestação do serviço deve enviar petição ao ministério, indicando a área pretendida. Após análise da viabilidade técnica, será publicado edital de seleção publica para que as entidades interessadas se inscrevam e apresentem os documentos requeridos. Caso haja mais de uma entidade habilitada, o Ministério das Comunicações promoverá a seleção ou mesmo o entendimento entre elas para operação conjunta.

 

Por: Ministério das Comunicações (MCom)

 

Compartilhe aqui:

Prouni: prazo para participar da lista de espera vai até quinta (12)

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior ( Sesu ), abriu nesta quarta-feira, 11 de setembro, o período para manifestação de interesse na lista de espera do processo seletivo para o segundo semestre de 2024 do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

 

Candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares podem participar da lista de espera , desde que optem por isso , manifestando o seu interesse até quinta-feira, 12 de setembro , n a página do Prouni , por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior . O resultado da lista será divulgado na próxima terça-feira, 17 de setembro.

 

Posteriormente, o s participantes da lista de espera deverão comparecer às instituições para as quais foram pré-selecionados, no período de 17 a 26 de setembro, a fim de comprovarem as informações prestadas em sua inscrição. Além dis s o, os candidatos devem ficar atentos quanto à existência de eventuais exigências adicionais por parte das instituições de ensino . Todo o processo é gratuito e a s informações oficiais são divulgadas nos canais de comunicação do MEC.

 

Em 2024, o MEC ofertou 651.483 bolsas no Prouni , entre integrais (100%) e parciais (50%). Nas duas edições do ano, o programa teve 910.419 candidatos inscritos. Como cada participante pode escolher até dois cursos, o Prouni teve mais de 1,8 milhão de inscrições neste ano.

 

Prouni – Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo estudante s sem diploma de nível superior.

 

Por MEC, com informações da Sesu

 

Compartilhe aqui: