Previsão da Emparn indica melhora nas chuvas a partir da segunda quinzena de janeiro

A Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) divulgou a previsão climática para o primeiro trimestre de 2026, abrangendo os meses de janeiro, fevereiro e março. De acordo com o boletim, a expectativa é de chuvas variando entre a categoria normal a abaixo do normal em todo o estado.

Para o mês de janeiro, a previsão aponta pouca ocorrência de chuvas na primeira quinzena. Segundo a EMPARN, esse cenário é influenciado pela atuação desfavorável da Oscilação Intrassazonal Madden-Julian (OMJ). A condição, no entanto, deve mudar a partir da segunda quinzena do mês, quando a OMJ passa a favorecer a formação de chuvas no Rio Grande do Norte.

O documento destaca ainda que janeiro e fevereiro fazem parte do período de pré-estação chuvosa. Nesses meses, atuam sistemas meteorológicos transientes de baixa previsibilidade, como os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs), Linhas de Instabilidade (LI) e Frentes Frias (FF). Esses sistemas podem ou não provocar chuvas, dependendo do posicionamento e das condições atmosféricas.

Para fevereiro, o boletim climático indica que a Oscilação Madden-Julian deverá favorecer a ocorrência de chuvas principalmente nas primeiras semanas do mês. Já na segunda quinzena, o volume de precipitações dependerá da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema responsável pelas chuvas no Nordeste.

Março, considerado historicamente o mês mais chuvoso do primeiro trimestre, terá o regime de chuvas condicionado às condições termodinâmicas dos oceanos Pacífico e Atlântico, que influenciam diretamente o posicionamento e a intensidade da ZCIT.

A EMPARN também divulgou a tendência de volumes médios de chuva para as mesorregiões do Rio Grande do Norte no trimestre. Para janeiro, a média estadual prevista é de 60,4 milímetros. Em fevereiro, o volume médio esperado é de 92,9 milímetros, enquanto março deve registrar cerca de 159,7 milímetros.

Tendência de ocorrência de chuvas para janeiro a maio nas microrregiões do Rio Grande do Norte:

MESORREGIÃO JAN/26 FEV/26 MAR/26
Oeste 76,7 mm 116,5 mm 197,5 mm
Central 59,3 mm 93,2 mm 155,1 mm
Agreste 45,9 mm 69,6 mm 119,2 mm
Leste 59,8 mm 92,2 mm 166,9 mm
Estado 60,4 mm 92,9 mm 159,7 mm

Segundo a EMPARN, os dados servem como referência climática e podem sofrer variações ao longo dos meses, a depender do comportamento dos sistemas atmosféricos.

Compartilhe esta matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress