O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou na tarde desta quinta-feira (15) que Jair Bolsonaro (PL) seja levado para cumprir pena no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, num setor chamado de “Papudinha”. O ex-presidente condenado por tentativa de golpe de Estado vinha sendo mantido preso na sede da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, desde o dia 22 de novembro do ano passado.
A “Papudinha” é uma dependência onde funciona o 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, onde normalmente PMs e outros agentes de segurança cumprem pena ou são mantidos detidos por alguma outra razão. A decisão estabelece que Bolsonaro deverá ficar instalado numa “sala de Estado maior”, igual à unidade onde o ex-ministro Anderson Torres cumpre pena por condenação na mesma ação.
Moraes também determinou que o ex-presidente criminoso continue tendo à disposição serviço médico 24 horas por dia, algo que já vinha sendo mantido durante o período em que cumpria pena na Superintendência da PF, que fica a poucos quilômetros dali.
A tal “sala de Estado maior” onde ficará o líder extremista é uma instalação com capacidade para até quatro detentos, mas ele deve ficar sozinho numa dessas unidades. A área conta com TV e geladeira, mas até o momento ainda não foi confirmado se há ar-condicionado por lá, algo que, segundo a família, “vinha torturando Bolsonaro por conta do barulho”. No local existe também uma área externa aberta para banho de sol.