A estrada que liga a Nova Barra de Santana à RN-118 e à Barragem de Oiticica está em fase final de execução e representa, segundo lideranças locais, a realização de um dos últimos sonhos do complexo hidrosocial. A obra, que inclui drenagem, sinalização e acabamento, é apontada como resultado da parceria entre os governos federal e estadual, após anos de mobilização de comunidades rurais, sindicatos, igreja e movimentos sociais.
O novo acesso deve garantir mais segurança, dignidade e mobilidade aos moradores, além de facilitar serviços, fortalecer a economia e melhorar o fluxo durante o período de chuvas. Com mais de cinco quilômetros de extensão, a estrada permitirá conexão direta com a barragem, com a Agrovila e com a Nova Barra de Santana, incluindo um trecho final de 400 metros em piso de bloquete para garantir estabilidade próximo à parede da barragem.
A expectativa é que a conclusão da via impulsione o turismo e valorize a região, que já conta com 128 km de estradas vicinais prontas, além da infraestrutura completa da Nova Barra de Santana. Segundo liderança do movimento dos atingidos, a obra simboliza o resultado de mais de uma década de luta conjunta, diálogo e vontade política.
Confira entrevista com o diretor-presidente do IGARN, Procópio Lucena ao Blog Marcos Dantas: