O América foi punido com a perda de 18 pontos no Campeonato Potiguar por relacionar de forma irregular o lateral direito Elias Vitor Conceição dos Santos, de 20 anos, nos três primeiros jogos da competição. A punição foi confirmada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), nesta sexta-feira (30).
Com a punição, o Alvirrubro caiu para a 7ª colocação, com -8 pontos, na zona do rebaixamento do Estadual. A equipe americana só não está na lanterna, pois o Potyguar Seridoense também foi punido com a perda de 15 pontos pela mesma infração, passando para a última colocação com -12 pontos, já que tinha apenas 3. No caso do time de Currais Novos, os jogadores Fabrício Cabral da Silva e Caio Vinícius da Cruz Lima foram relacionados em quatro rodadas.
Os dois casos serão analisados pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), com possibilidade de recursos, podendo levar os casos para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Segundo a FNF, os clubes foram punidos com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que estabelece a perda dos pontos adquiridos em cada partida, além dos pontos máximos que uma partida pode ter, por partida em que os atletas teriam participado de forma irregular.
A FNF pontuou ainda que recebeu, nessa quinta-feira (29), a Notícia de Infração assinada por ABC, Globo, QFC, Laguna, Potiguar e Santa Cruz informando o cometimento de irregularidades no Campeonato Potiguar por parte do América e do Potyguar Seridoense.
O América se posicionou em nota e afirmou que “inexiste qualquer tipo de fraude, omissão de informação, tentativa de obtenção de vantagem indevida ou dolo a qualquer adversário e ao bom andamento do campeonato” e que “a situação envolve, no máximo, uma discussão de natureza interpretativa sobre dispositivos regulamentares, tema que está sendo tratado com responsabilidade e serenidade pelas instâncias competentes”.
Ainda de acordo com a direção do clube, o Departamento Jurídico está adotando as medidas necessárias para o esclarecimentos dos fatos, confiando nos órgãos desportivos competentes e na Justiça Desportiva. “Dentro de campo nossos atletas seguirão dando o máximo para conquistar as vitórias necessárias para que possamos conquistar nosso primeiro objetivo do ano, que é o tetracampeonato Potiguar em 2026”, completou.